ENTREVISTA COM KATHY BAKER - A AUTORA DE "ECOS DA ULTRATUMBA"

Artigo traduzido do blog do Chintakka, com prévia autorização.



Enquanto o WRIPE 6 avança com sua equipe de aspirantes a autores ocupados em escrever e se preparar com entusiasmo para o próximo Dia Mundial do Asteróide 2020, uma das personalidades de maior desempenho da equipe se senta para ter uma conversa amigável com Chinthaka Nanayakkara - o organizador chefe do Projeto de Escrita.   


P: K. H. Baker! Ou eu deveria chamá-la de Kathy?
R: Kathy está bem.

P: Eu vejo que seu inglês é perfeito. Mas sua língua materna é o espanhol, certo Kathy?

R: Sim, é isso mesmo. Eu também sou fluente em inglês; é uma língua que eu sempre gostei.



P: Você escreve em inglês e espanhol. Há algum outro idioma que você usa?
R: No momento não. Mas no futuro, talvez eu traduzisse para italiano ou japonês, porque são outros idiomas que eu amo.

P: Kathy, conte-me algo sobre os seus primeiros dias na literatura.
R: Bem, eu comecei a me interessar por literatura quando eu era criança. O primeiro livro que li foi uma coleção de histórias de Hans Christian Andersen que minha mãe me deu no meu aniversário, de lá, e à medida que cresci, meu interesse se concentrou um pouco mais no gênero negro (Stephen King é um dos meus autores favoritos). Quando cheguei à adolescência já estava claro que eu era apaixonado por escrever e comecei a escrever minhas primeiras histórias de terror que, com o tempo, fui corrigindo e melhorando. Atualmente estou escrevendo a primeira parte de uma série cheia de drama e crimes.

P: Qual foi sua primeira obra literária, Kathy? Foi em espanhol? 
R: Minha primeira obra literária foi Ecos de Ultratumba (em inglês seria algo como "Echoes after Death"), na verdade, recentemente a reescrevi para um concurso e ganhei o primeiro prêmio. A história é escrita atualmente em espanhol, mas pretendo traduzi-la no futuro.

P: O que foi o concurso? Os Sweekers também podem se inscrever para isso? 
R: O concurso fazia parte de outra plataforma de redação chamada Inkspired, que é onde eu compartilho meus escritos em espanhol. O concurso se chama "The Authors Cup" e é mundial, é habilitado em dois idiomas, tanto em espanhol como em inglês.

P: "Echoes after Death" (Ecos depois da Morte). Muito dramático. Talvez você gostaria de compartilhar conosco um breve resumo do enredo? Espero que você não se importe, Kathy!
R: Com certeza! Eu adoraria. Eu o tenho aqui e eu o leria:

"Desde criança, Olivia Thompson experimentou uma sensibilidade especial que a aproximou perigosamente de um mundo desconhecido. Onde ela via peculiaridade, as outras viam uma raridade da qual deviam se livrar: todos achavam que ela era louca e, no final, ela também acabou acreditando nisso.
Sua vida melhorou quando deixou para trás aquela cidade que tanto lhe havia causado dor, mas com a morte de seu pai, Olivia terá que voltar à cidade de sua infância e enfrentar todos aqueles medos que a atormentaram por tanto tempo.
A luta entre a realidade e a paranóia vai mergulhá-la numa espiral de demência da qual ela terá que lutar para sair".

P: Hmmm ... linda. Absolutamente adorou! Flutuou em um outro mundo completamente! Não é à toa que você conquistou o Primeiro Prêmio! Talvez nós vamos compartilhar um link para esta história aqui? Nossos leitores podem estar interessados! 
R: Claro que sim! Este é o link!

P: Obrigado! Você ainda estava na escola quando a escreveu?
R: Não, naquela época eu estava trabalhando.

P: Agora depois de 'Ecos depois da Morte' qual vai ser o seu próximo marco significativo na sua vida escrita? 
R: Definitivamente, a série Komplott. A série será sobre três mulheres cuja vida as maltratou e agora elas só querem recuperar suas forças e seguir em frente.

P: A série Komplott? Hmm ... Toca uma campainha... Havia uma série de TV com esse nome, certo? Em 1973 ... A sua não tem nenhuma ligação com isso? Está em espanhol? Como os seus fãs podem encontrá-la? Está disponível na internet, talvez? 
R: Se não me engano, a série de 1973 se chama "Das Komplott", sim. Mas não, a saga que estou escrevendo não está relacionada com a série de televisão.
Atualmente é escrita em dois idiomas em plataformas de escrita, mas apenas a primeira parte (uma pequena versão gratuita). Em espanhol você pode encontrá-la em Inkspired e Booknet com o nome "Red de infortunios", e em Sweek você pode encontrá-la como "Hatch the Trap". Em breve estará à venda em livrarias, mas apenas na versão em espanhol.

P: Uau! Quando você começou na série Komplott, Kathy? O que a inspirou a criar a saga? Espero que você não tenha sido uma das três mulheres da série! ha ha!
R: Comecei esta saga há pouco mais de três anos, tive que procurar muita informação, rodar bem o enredo para que tudo coincidisse, criar as personagens para ter uma vida própria. Tem sido um trabalho muito duro e embora ainda não tenha terminado, estou orgulhoso disso.
Ha ha ha ha! Felizmente não foi menos inspirado pela minha vida real, mas sim, devo dizer que existe uma certa essência de situações reais que acompanham a série.

P: Como você se deparou com os projetos de escrita de Chinthaka Nanayakkara? 
R: Bem, a verdade é que é algo curioso porque não fui eu que encontrei o projeto dele, mas o contrário. Eu tive uma má experiência em outra plataforma de escrita e, depois de muito tempo, decidi voltar à Sweek para conseguir leitores de língua inglesa. Comecei a compartilhar alguns capítulos de 'Hatch the Trap' e foi Chinthaka Nanayakkara quem me encontrou. Ele disse que eu tinha potencial e me perguntou se eu queria fazer parte do projeto dele e a verdade é que ele me moveu de tal forma que eu me envolvi muito neste projeto incrível.

P: Oh ha ha ha! Então ele te selecionou! Isso é um golpe de sorte! Qual é o seu ponto de vista sobre este projeto de escrita do qual você está participando agora? É o seu 6º Projeto de Escrita, certo Kathy? O WRIPE-6 ... e é baseado no Dia Mundial do Asteróide 2020?
R: Sim, algo assim ha ha ha ha! A verdade é que desde o início eu me senti atraída por ele! Foi um projeto muito interessante. Sim, foi chamado WRIPE-6, o 6º projeto de escrita da Chinthaka! sim e foi sobre o Dia Mundial do Asteróide 2020.
Eu nunca tinha ouvido falar que havia um dia internacional reconhecido pela ONU para os asteróides, então esse projeto me surpreendeu um pouco, mas logo vi que era algo incrível e que, não só ajudamos a contribuir para ele (porque é sempre ótimo para as pessoas saberem sobre esse tipo de coisas) mas, ao mesmo tempo, nos ajudou a nos descobrir como escritores!
Eu sempre gostei de desafios e este, sem dúvida, foi um dos que mais gostei.

P: Você se tornou a coordenadora espanhol do WRIPE-6 ... seu trabalho inclui a tradução dos mini ebooks de seus colegas autores para o espanhol, recebendo escritores espanhóis que chegam recentemente à Sweek... Como você se sente? Você se sente entusiasmado?
R: Sim, a verdade é que estou muito entusiasmada. Não só tenho a oportunidade de ajudar mais pessoas e deixá-las saber que não estão sozinhas neste imenso mundo da escrita, como também me ajuda a me livrar da minha timidez.

P: Ok, desejo-lhe tudo de bom Kathy! Foi adorável conversar com você nesta linda noite. Antes de terminarmos a entrevista, quais são suas expectativas futuras, querida? Você está visando grande?
R: Eu estou tentando isso. Eu tenho muitos projetos e boas vibrações para este ano. Acho que vai ser um ótimo ano. Adorei conversar com você, esta entrevista tem sido uma experiência muito boa para mim, obrigado!

P: Você é bem-vinda! E muito obrigado! E ... finalmente, como seus leitores podem chegar até você? Algum e-mail? Mídias sociais? Plataformas de redação? Você está em Valência... isso é na Espanha, certo, Kathy?
R: Sim, eu moro atualmente em Valência, Espanha. Qualquer um dos meus leitores pode me encontrar em plataformas de leitura (Inkspired, Litnet e Sweek) como K.H Baker, e eles também podem me encontrar na instagram como @khbaker_escritora (conta em espanhol) e @khwriter3 (conta em inglês), e no twitter como @AnkathiKH

Comentários

Postagens mais visitadas